Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23892

Compartilhe esta página

Título: Curvas de crescimento: conhecimentos e práticas por profissionais de saúde na estratégia de saúde da família
Autor(es): REIS, Juliany Cunha dos
Palavras-chave: Criança - Crescimento e Desenvolvimento; Saúde Pública; Saúde da Família; Profissionais de Saúde
Data do documento: 2-Mar-2018
Citação: REIS, J. C.
Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar os conhecimentos e práticas dos profissionais de saúde sobre as curvas de crescimento, no âmbito da Estratégia de Saúde da Família, em Vitória de Santo Antão-PE. Foi realizado um estudo transversal, em 10 Unidades de Saúde da Família do Município da Vitória de Santo Antão-PE. As entrevistas foram realizadas com profissionais de saúde das Unidades envolvidos direta ou indiretamente com a vigilância nutricional de crianças menores de 10 anos de idade, entre eles enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário, que constaram além de dados socioeconômicos relaci onados ao profissional, conhecimentos e práticas no serviço. A verificação do preenchimento das curvas de crescimento na caderneta de saúde da criança/cartão da criança foi realizada por meio de observação direta no instrumento, quando fornecido pelos responsáveis. Em relação ao perfil da amostra 82,3% (n=65) era do sexo feminino. A maioria era ACS (65,8%; n=52), e possuía ensino superior completo (65,8%; n=52). Aproximadamente 99% (n=78) dos profissionais referiram conhecer as curvas de crescimento e 93% (n=73) sabiam interpreta-la, no entanto apenas 21,5% (n=17) sabia calcular o índice de massa corporal. Além disso, 60,8% (n=48) relatou receber treinamento sobre essa temática. Em relação às práticas referidas, os dados de peso e altura eram anotados em sua maioria na caderneta de saúde da criança (87,3%; n=69), 16,7% (n=13) registravam o índice de massa corporal na caderneta e apenas 11,4% (n=9) anotavam todos os dados recomendados no instrumento. Quanto as práticas observadas mediante à verificação do preenchimento de dados na caderneta/cartão, através documento, a maioria preenchida foi a data de nascimento 71,3% (n=171), seguido de peso ao nascer 49,2% (n=118). Entre os que receberam treinamento 100% (n=48; p=0,210), 95,8% (n=46; p=0,152) e 83,3% (n=40; p=0,182) sabiam o que são as curvas de crescimento, sabiam interpretar as curvas e costumava anotar os dados de peso e altura na CSC, respectivamente. As curvas peso/idade e altura/idade se mostraram, em sua maioria, preenchidas nos instrumentos, apenas até 1 ano de idade o que demonstra déficit de preenchimento. Espera-se que os resultados desta pesquisa venham a contribuir para o subsídio de planejamento de ações que proporcionem ao profissional de saúde da atenção primária educação permanente, visto que i mplicará diretamente na qualidade da atenção prestada à criança.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23892
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REIS, Juliany cunha dos.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons